sábado, 20 de abril de 2024

Mary Youngblood e primeira "dama da flauta"

 


"Mary Youngblood, duas vezes vencedora do GRAMMY e indicada ao EMMY, é a primeira mulher nativa americana a receber um prêmio Grammy de "Melhor Álbum de Música Nativa Americana" e a primeira pessoa nativa americana a ganhar dois Grammys, o que faz de Mary uma das primeiras nativas americanas. Músicos americanos no país. Vencedora de vários prêmios, Mary ganhou o Grammy de 2002 por Beneath the Raven Moon e o Grammy de 2006 por Dance with the Wind. 

Quando Mary se apresenta, leva apenas um momento para reconhecer a profunda espiritualidade da flauta sagrada dos nativos americanos e seus atributos históricos de cortejo e cortejo. Sua música assombrosa é muito mais que uma canção... é uma poesia líquida, uma oração. Mary dá pouco crédito às emoções intensas que as pessoas sentem quando ouvem sua música.






A nativa americana Mary Youngblood, metade Seminole e metade Aleut, é a primeira mulher a gravar profissionalmente a Flauta Nativa Americana e a primeira mulher a ganhar não apenas um, mas dois prêmios Grammy de "Melhor Álbum de Música Nativa Americana". Youngblood tem uma vida inteira de musicalidade, começando com aulas de piano aos seis anos e violão aos dez; ela também é uma renomada flautista com formação clássica.

Sobre seu segundo prêmio Grammy, a Silver Wave Records disse: "Mary Youngblood sempre teve o talento para se destacar da multidão e com esta honra ela afirma ser a estrela número um da música nativa americana." Já adulta, quando Youngblood recebeu sua primeira flauta nativa de madeira, ela foi obrigada a seguir este antigo instrumento tradicionalmente tocado apenas por homens. Ela foi homenageada com vários prêmios e promove seu ofício e conhecimento da música e de suas tradições nativas por meio do ensino."

Tradução Google 

Mais em: https://www.maryyoungblood.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mary Youngblood e primeira "dama da flauta"

  "Mary Youngblood, duas vezes vencedora do GRAMMY e indicada ao EMMY, é a primeira mulher nativa americana a receber um prêmio Grammy ...